Das Cinzas e da PlenitudeÉ preciso, todavia, acrescentar que, para além do ateísmo mais vulgar – um materialismo tosco, também chamado ateísmo científico, que não passa de um kitsch intelectual semelhante ao fundamentalismo religioso -, existe um outro ateísmo, existencial, trágico, o ateísmo do protesto e da dor. Já há vários anos que reflicto e escrevo sobre a necessidade de respeitar este tipo de ateísmo; sobre a necessidade de mostrar que o mundo da fé viva conhece também o mistério da noite amarga da vida, o confronto com o nada e a luta contra a tentação do nihilismo e do absurdo; que uma fé madura consegue abraçar estas experiências dolorosas e, desse modo, integrar este tipo de ateísmo. O que seria a arte sem a sensibilidade à dor – e o que seria a fé sem a experiência da «noite escura da alma», sobre a qual escreveram os grandes místicos?A liturgia da Quaresma toca um dos símbolos da finitude e da fugacidade humana, a saber, as cinzas, o pó da terra. Durante séculos, a imposição das cinzas foi acompanhada pela frase: «Tu és pó e ao pó voltarás» (Génesis 3,19). Essa imagem, tão dramaticamente presente, por exemplo, no Barroco, seria uma heresia (isto é, uma parte arbitrariamente retirada do todo) se não fosse entendida apenas como uma ponta da paradoxal verdade bíblica sobre o ser humano.O poema sobre a criação, no início da Bíblia, mostra que o ser humano contém em si tanto o nada como a plenitude: foi tirado do pó da terra e ao mesmo tempo é imagem de Deus. Foi criado do nada, do pó que não mantém forma alguma – e, ao mesmo tempo, pelo poder criativo do Criador, do Espírito. O homem é uma união paradoxal da finitude do seu destino e do seu desejo insaciável de eternidade e plenitude.
2. e activar os alertas tocando no sinal (sininho).
Através deste canal, poderá receber informações relativas a celebrações e encontros, bem como outros conteúdos, como o recente projecto «Um azulejo fora do sítio».
Este Canal não é mais um “grupo WhatsApp”. Aqui: – o nome e o número de telefone de cada seguidor não são visíveis; – só quem gere o canal pode escrever e enviar conteúdos; – não haverá “mensagens de boa noite”, nem “vídeos de gatinhos”. 🤭