De genealogiasLendo com atenção este estendal de nomes, encontramos quatro mulheres que não são, de todo, um exemplo de moralidade e candura: mulheres fortes, astutas e corajosas, ao ponto de arriscarem a vida; mulheres que não se contentaram com uma vida na sombra, só porque eram estrangeiras, pecadoras ou insignificantes: Tamar, Raab, Rute e Betsabé.Tamar é estrangeira, nora de Judá, quarto filho de Jacob. Judá escolhe-a para esposa do seu primogénito; mas Er morre sem descendência. Pela lei do levirato, Tamar é dada como esposa ao irmão, que também morre sem descendência. Por isso, Tamar deveria ser dada ao terceiro filho, mas Judá evita-o, com medo de que também este morra nos braços da nora. Tamar finge-se ardilosamente de prostituta, e Judá, que não a conhece, une-se a ela, gerando Peres e Zera, os precisos nomes que se encontram na genealogia de Jesus. Raab é uma prostituta. Vive em Jericó, território pagão a conquistar na expansão do povo de Israel. Dá proteção a dois espiões enviados a Jericó por Josué. Jericó será destruída e subjugada; Raab será poupada, precisamente em virtude do seu gesto de benevolência. Mateus recorda que Raab se uniu a Salmon, um dos espiões, e deu à luz Booz, outro elo para que pudesse nascer Jesus, o Messias.Rute é uma moabita, outra mulher pagã e que não podia entrar na história de Israel. Tendo ficado viúva, une-se astuta e inteligentemente a um homem israelita chamado Booz. Da sua união nasce Obed, antepassado de Jesus.Betsabé, a esposa de Urias, general do exército de David, consente no jogo perverso do rei, que, depois de a ter engravidado, manda astuciosamente matar Urias, seu amigo e marido de Betsabé. Dessa união nasce Salomão, terceiro rei de Israel, precursor de Jesus, o Salvador.Com a genealogia de Jesus, Mateus quer recordar-nos que estas histórias na sombra, estas histórias de mulheres 'erradas', são, na realidade, divinas: Deus escolhe do mundo o que o mundo considera lixo, para fazer a sua história da salvação.Embora pareçam insignificantes, todos os homens e mulheres, débeis, esmagados, pecadores, enlameados, são elos fundamentais para que Deus possa encarnar também hoje, aqui, na nossa história.
2. e activar os alertas tocando no sinal (sininho).
Através deste canal, poderá receber informações relativas a celebrações e encontros, bem como outros conteúdos, como o recente projecto «Um azulejo fora do sítio».
Este Canal não é mais um “grupo WhatsApp”. Aqui: – o nome e o número de telefone de cada seguidor não são visíveis; – só quem gere o canal pode escrever e enviar conteúdos; – não haverá “mensagens de boa noite”, nem “vídeos de gatinhos”. 🤭